Montagem inédita marca parceria entre a Cia Ao Lado e o diretor Delson Antunes faz curta temporada no Teatro Municipal Café Pequeno, terças e quartas, 20h.

 

Durante uma noite chuvosa, um grupo de atores mambembes ocupa um teatro público no intuito de se proteger. Encantado com o local, encontra textos do dramaturgo francês Jean Tardieu e inicia encenações divertidíssimas. Com humor ácido, crítico e um texto livremente inspirado no universo de Tardieu e em Dario Fo, a montagem inédita de “A Peça ao Lado” marca a primeira parceria entre a “Cia Ao Lado” e o diretor Delson Antunes, que também assina a adaptação do texto ao lado de Victor Lósso e dos atores da Cia Ao Lado.

A peça conta ainda com a pesquisa de Clown e Bufão orientada por Daniela Carmona e traz no elenco João Telles, Luíza Surreaux, Marcos Guian, Milla Fernandez e Valléria Freire, acompanhados pelos músicos Dani Ruhm e Pedro Botafogo. O espetáculo reestreia dia 31 de outubro e fica em cartaz às terças e quartas-feiras, às 20h, até o dia 22 de novembro no Teatro Municipal Café Pequeno.

“A Peça ao Lado é um espetáculo construído com diversas referências da comédia universal, como a Commedia dell’art, o melodrama e a farsa. O roteiro é o resultado de uma pesquisa de linguagens, com um grupo de jovens atores. É uma comédia aparentemente despretensiosa, mas, além de divertir, aos poucos se torna uma reflexão crítica sobre o teatro e sobre alguns valores da nossa sociedade. Uma homenagem aos artistas que dedicaram as suas vidas a essa arte milenar e seu poder de comunicar, emocionar e transformar o homem”, conta Delson, que desde o final de 2016 se reúne com os atores num processo colaborativo.

A falta de lugares para se apresentar, o emparelhamento da máquina pública, o não reconhecimento de artistas mambembes e qualquer outra crítica social não são apenas meras coincidências com a realidade atual do país. Essas coincidências são abordadas de maneira a levar o público à reflexão.

“Estou muito grata a toda a equipe envolvida no projeto, cada um foi se chegando a seu tempo e contribuindo da melhor forma possível. Tudo isso deu muito confiança para todos nós atores, que iniciamos este encontro em um curso de teatro e agora vamos levar o resultado para o público” – diz Valléria, realizadora e atriz da peça.

A peça reflete sobre a profissão do teatro fora do glamour dos palcos e do audiovisual. Do grupo mambembe, de rua, que se alimenta puramente do amor à arte. O desafio foi criar uma dramaturgia que amarrasse os esquetes do texto de Tardieu.

“O grupo se reúne com os diretores desde o ano passado, debatendo sob qual trama gostaríamos que esses esquetes fossem apresentados. O resultado veio desses encontros e de improvisos que foram feitos durante os ensaios. Busca-se a crítica à seletividade artística e a criminalização da arte, tão presente atualmente. Não é à toa que os personagens são inspirados em bufões que são, em sua essência, dejetos, perdedores sociais. Ao mesmo tempo, celebra-se e promove o enaltecimento ao teatro”, conclui Victor Lósso, que assina a adaptação.

 

SINOPSE: Um grupo de teatro mambembe se apropria de Jean Tardieu, realizando uma reflexão jocosa sobre o fazer teatral.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Inspirado em Jean Tardieu

Adaptação: Delson Antunes, Victor Lósso e Cia Ao Lado

Tradução de Uma Peça por Outra: Grupo Tapa

Direção: Delson Antunes

Elenco: João Telles, Luíza Surreaux, Marcos Guian, Milla Fernandez e Valléria Freire

Pesquisa de Clown e Bufão: Daniela Carmona

Músicos: Dani Ruhm e Pedro Botafogo

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Cenografia: José Dias

Figurino: Desirée Bastos

Direção Musical: João Telles

Assistentes de direção: Kiko do Valle e Rafael Telles

Figurinista assistente e costura: Bruna Falcão

Cenotécnico: Pará Produções e Eventos

Operador de luz: João Pedro Meirelles

Voz em off: Kiko do Valle

Programação visual: Letícia Moraes

Fotógrafa: Elisa Mendes

Assessoria de imprensa: Minas de Ideias

Produção: Valléria Freire

Direção de Produção: Renata Campos

Realização: Valléria Freire

 

SERVIÇO

A peça ao lado

Reestreia: Dia 31 de outubro

Horário: Terças e quartas-feiras – 20h

Local: Teatro Municipal Café Pequeno

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva 269 – Leblon – Telefone: 21 2294-4480

Temporada: Até dia 22 de novembro

Classificação: 12 anos

Preço: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia

Duração: 60 min.

Gênero: Comédia

 

By

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.